CAPRINOLANDIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MOSCAS SAO UMA PRAGA

2 participantes

Ir para baixo

MOSCAS SAO UMA PRAGA Empty MOSCAS SAO UMA PRAGA

Mensagem  jaime baltar Sex Mar 28, 2008 7:15 pm

COMO COMBATER AS PRAGAS DE MOSCAS NO CAPRIL SEM CUSTOS ELEVADOS Evil or Very Mad

jaime baltar

Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/03/2008
Localização : COIMBRA

Ir para o topo Ir para baixo

MOSCAS SAO UMA PRAGA Empty Formas de Controlo de Injsectos

Mensagem  Admin Dom Mar 30, 2008 7:18 am

De facto as Moscas são uma praga frequente nos capris e demais estábulos animais, e existindo várias formas de luta para tentar controlar a presença desses insectos, dificilmente se poderá atingir o óptimo da sua ausência, especialmente nas estações da Primavera, Verão e início do Outono... Exclamation

Também tenho tido esse problema. Mas segundo os técnicos, as própias instalações podem ou não ser mais propícias á instalação de Moscas, dependendo do arejamento, dado as Moscas não gostarem muito de muita ventilação/arejamento. As intalações tb podem estar localizadas em zonas mais propicias ao desenvolvimento de insectos, ou não. Depende daquilo que as rodeia e do microclima local.
Existem rolos de bandas autocolantes que podem ser aplicados junto ao tecto dos capris e que tem a propriedade de capturar milhares de moscas que por lá pousem em pouco tempo... depois é correr a roldana e caçar mais algumas. até gastar os 400 m de fita. Não extingue, mas diminui.
Outras soluções são a cura ou desinfecção regular das instalações com produtos apropriados contra as Moscas e eventualmente outros parasitas externos, ou mesmo bactérias. Também existem produtos granulados de combate ás moscas, mas aí é preciso cuidado, para os deixar fora do alcance dos caprinos e de modo ás moscas não poderem depois cair na água ou alimentação dos caprinos.
Uma outra forma de combate é o ataque ás larvas, pois normalmente as moscas lançam ovos junto das zonas húmidas de bebedouros ou dos comedouros... então existem produtos comerciais como o "Neporex" que pode ser aplicado nas camas, por entre as palhas de modo a matar as larvas das moscas que assim não se reproduzem no capril.
O ideal será conciliar formas de luta. Bom arejamento; superficies limpas e planas, se possivel caiadas, desinfectar periódicamente com produtos apropriados, ou pelo menos desinfectantes com cloro, e depois usar por exemplo suspensas bandas coladoras no combate á mosca adulta e "Neporex" para matar as larvas antes de nascerem. Podem aparecer moscas, mas espera-se que depois de controladas as infestações, sejam perfeitamente residuais.
É ainda conveniente manter o exterior das instalações limpo e sem grandes humidades para não se reproduzirem aí, bem como afastar ou controlar estrumeiras/nitreiras.

Admin
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/03/2008
Idade : 45

https://caprinolandia.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos