CAPRINOLANDIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Renovação da caprinicultura nas serras do Açor e da Lousã

2 participantes

Ir para baixo

Renovação da caprinicultura nas serras do Açor e da Lousã Empty Renovação da caprinicultura nas serras do Açor e da Lousã

Mensagem  Açor Seg Nov 03, 2008 10:03 am

Estas serras tiveram desde sempre, e está ser confirmado por achados arqueológicos, um papel importante na criação de gado caprino. A cabra era o animal que providenciava aos serranos um recurso importante em proteínas, à custa de pastagens que outros animais mais exigentes não comem: os matos. E era uma alimentação de boa qualidade: a carne de cabra é das mais saudáveis e o leite é o mais digerível pelo estômago humano, a seguir ao leite materno.
Há um renovado interesse por produtos genuínos. Estas serras poderão proporcionar aos mercados e aos paladares mais exigentes, produtos de alta qualidade: a carne e o leite e seus derivados, principalmente o excelente queijo de cabra. Está na hora de os caprinicultores serranos desta região da Beira Serra se unirem e começarem a certificar os seus produtos, desenvolvendo uma união de interesses que os leve a esses objectivos. Este forum é um passo importante e interessante. Parabéns a quem teve a iniciativa, ao Michael Gonçalves. Frutificará, creio.

Açor

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Renovação da caprinicultura nas serras do Açor e da Lousã Empty A Cabra nas Serras

Mensagem  Michael Gonçalves Qua Nov 05, 2008 5:35 pm

Concordo inteiramente consigo! As cabras foram uma parte muito importante na vida e alimentação dos povos da Serra do Açor e da Lousã. E diz-lhe isto, quem tal como V. Exma, tem o privilégio de ser descendente, justamente da Serra do Açor, e se orgulha de contar entre os seus antepassados com uma longa linhagem de criadores de cabras.

Embora eu tenha nascido no Canadá, como filho de emigrantes da Serra do Açor, cedo retornei com os meus pais a Portugal, que compraram a Quinta do Ribeiro, no Sarzedo - Arganil e aí nos fixamos... Mas, os meus pais são naturais da aldeia serrana de Mourísia, na Freguesia de Moura da Serra. E nas minhas limitadas investigações geneológicas tenho descoberto várias gerações de antepassados que pela Mourísia, Moura da Serra, Piódão, Tojo, Chãs de Égua e até em outras aldeias serranas mantiveram rebanhos assinaláveis.

E quando digo rebanhos assinaláveis, falo de pessoas que chegaram a ter um "Moio de Cabras" ou mais, isto é cerca de 60 cabras. Porque 3 ou 4 cabras para a autosuficiencia da casa, todas as familias serranas tinham. A cabra era tão fundamental na serra, que além de produzir carne, leite e queijo, colaborava ainda com a pele para se fabricar o "sarrão" que servia para transportar depois a farinha e outros produtos ás costas; com o estrume que permitia melhorar um pouco a escassa fertilidade das quelhadas de terra rasgadas na serra. E muitas vezes servia tambem para ser vendida (ou as suas crias), furtando-as ao consumo familiar, e assim permitir uma das raras entradas de dinheiro para a familia comprar alguma roupa ou outras utilidades...

Mas, hoje as cabras são mais fundamentais que nunca para a Serra, revestidas da nova função de sapadores florestais naturais!

Michael Gonçalves

Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos